quarta-feira, 1 de abril de 2015

Prefeitura de São Bernardo do Campo corta parte da merenda das escolas da rede

No dia 05 de fevereiro de 2015 pouco mais de 80 mil crianças da pré-escola e Ensino Fundamental de São Bernardo, cuja idade varia entre cinco e dez anos, se confrontaram com nova realidade no retorno às aulas escolares: corte de parte de suas refeições. Aos alunos que estudam no período matutino foi reduzido o café da manhã, sendo mantido o lanche do intervalo. E para os que iniciam atividade escolar no período vespertino, o almoço deixará de ser servido. Apenas o lanche no intervalo das aulas continuará a ser repassado aos estudantes.
O caso veio à tona por meio de professores da rede municipal que informaram conhecimento da medida adotada pela Prefeitura, por meio das direções das escolas e que, segundo eles, foram comunicados diretamente pela Secretaria de Educação.

REPERCUSSÃO

As justificativas passadas aos educadores davam conta de que o plano era para conter desperdício dos alimentos. A informação foi emitida na semana passada e, de acordo com professores de escolas situadas na região do pós-Balsa, no Riacho Grande, gerou revolta sobre a decisão. Como procedimento, o corpo diretivo das escolas convocou pais de alunos para anúncio do corte nos alimentos, marcado para sábado.
Por nota, a Prefeitura informou “que no ano passado foi realizado estudo nas unidades escolares para observar aceitabilidade do cardápio, a adesão às preparações e desperdício de alimentos”. O documento do Paço defendeu “que não há cortes de alimentação” e que o fornecimento “foi adequado”, mas que algumas unidades “adaptaram o número de refeições diárias”, sem revelar, contudo, o número de escolas ou quantidade alimentar a ser excluída do cotidiano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário